Para receber direitos autorais de execução pública, os artistas e demais titulares precisam ser filiados a uma das associações e manter seu repertório sempre atualizado. Todas as informações referentes ao cadastro de obras musicais e fonogramas, assim como sobre valores distribuídos aos artistas, são concedidas diretamente pelas associações abaixo:
As associações representam a classe produtiva da música.
Elas atuam no cadastro e no relacionamento com os artistas e definem as normas de arrecadação e distribuição de direitos autorais.
O Ecad é administrado por sete associações de gestão coletiva, que representam os compositores, artistas e demais titulares filiados a elas: Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC. Toda a gestão coletiva (associações + Ecad) atua de forma conjunta para que o trabalho dos artistas seja reconhecido.
A Assembleia Geral, formada por estas associações, é responsável pela fixação dos preços de cobrança do direito autoral e de todas as regras de arrecadação e distribuição de valores adotadas pelo Ecad, sendo estas baseadas em critérios utilizados internacionalmente.